A PROFESSORA DO TAPEMBOL

A Professora Ana Cristina, de Campinas, São Paulo, foi a responsável pela aplicação do Workshop de Tapembol para os graduandos em Educação Física da UNISAL.

A Professora Ana conheceu o Tapembol em 2013, ainda na graduação e de lá pra cá tem se dedicado ao novo esporte com o perfil do instagram Tapembol Campinas.


ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO:

Semana de Cursos na UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), na Faculdade de Educação Física – Campus São José

Oficina 1 = Noite (19h às 20h50).

Com a vivência pedagógica da Brincadeira: “Bobinho Tapem” e do Jogo: “Passa 10 Tapem”.

Trabalhando os domínios do comportamento humano (afetivo/social, cognitivo e motor), a psicomotricidade, as habilidades motoras, capacidades físicas e o Fundamento do Esporte.

Gratidão a @educacao_fisica_unisal e @unisalcampinas pela oportunidade e pelo convite por levar esse Esporte Brasileiro ao curso! Gratidão ao prof. @danielsrebello pela indicação!

Obrigada @tapembolbrasil pelo apoio e pela ajuda! Gratidão @markorelio por te representar, mas faltou você!

#esportealternativo #educacaofisicaescolar


RELATO DE EXPERIÊNCIA

Professora Ana Cristina

Semana de Cursos na UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), na Faculdade de Educação Física – Campus São José.

Oficina 1 da noite, dia 30 de agosto de 2023, das 19h às 20h50.

O planejamento das atividades foi:

Após a explicação da História do Esporte e da origem da Federação Internacional, a prática foi realizada como: a primeira atividade do Bobinho ou Piruzinho explicando como a brincadeira do Tapembol começou. Divididos em três grupos, contendo uma pessoa ao meio, tiveram que passar a bola entre eles com o fundamento do TAPA (mão aberta). A primeira variação foi: somente com um toque e a segunda variação: com os dois toques.

A segunda atividade: do círculo central que está no Manual do Esporte. Passar a bola para o parceiro do lado com um toque com uma das mãos e agarrar com as duas. Primeira variação foi: trocando com outra mão, trabalhando a psicomotricidade (lateralidade, direção e a noção do tempo/espaço). A segunda variação: com os dois toques, um toque para dominar e um toque para o passe. A terceira variação: passar a bola e trocar de lugar (nova posição) e não repetir o tipo de toque e nem a pessoa, tendo a percepção de quais os tipos de toque, como: por cima, por baixo, pela direção, pela lateral (direita ou esquerda) e entre outros.

A terceira atividade: do “Passa 10 Tapem”, divididos em duas equipes trocando dez passes sem que o adversário pegue a bola e depois, arremessar ao gol. Caiu no chão ou o adversário pegou, zerou a contagem, começou de novo.

Após as vivências das Brincadeiras e dos Jogos foi visto o vídeo: “Tapembol em 01 minuto”. Após, foi aplicado o Jogo, trabalhando os fundamentos e as regras da modalidade esportiva até o término da oficina.

O resultado foi sensacional, muito positivo e promissor, os alunos da Graduação adoraram a Oficina prática do Esporte Brasileiro, do Tapa Em Uma Bola. O coordenador do Curso agradeceu e deu o feedback através do áudio enviado pelo WhatsApp.


ÁUDIO DEPOIMENTO

Artur Squarisi, Coordenador do Curso de Educação Física da Unisal e a Professora Ana em pose especial para o Tapembol.


GALERIA DE FOTOS


Deixe uma resposta