A HISTÓRIA ATÉ AQUI

O INÍCIO DE TUDO

O Tapembol foi criado em 27 de julho de 2007, na cidade de Caeté, Minas Gerais, pelo Professor de Educação Física, Marco Aurélio Cândido Rocha.

Tapembol se originou de uma brincadeira simples, a qual foi se adaptando, com regras e formas de jogar que primam pela participação de todos, independente do biotipo ou destreza em outros esportes. O esporte possuiu marca registrada, conferida pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, que garante a originalidade do nome “Tapembol” e de sua logomarca.

O Tapembol é uma experiência positiva criado no ambiente

Antigo CEW PROMOVE – Caeté, Minas Gerais

O TAPEMBOL POR AÍ

O Tapembol já está presente em todas as Regiões do Brasil, em quase todos os estados Brasileiros com competições em nível escolar, universitário e para adultos realizadas em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

O Tapembol foi inserido em diversas Universidades do Brasil e uma de Portugal. O ensino do esporte segue o país com Workshop’s em Minas Gerais, na FUMEC, Semana Acadêmica da UIT Itaúna; Palestras, Gincana, Torneio e Oficinas na Universidade Universo BH; participação na aula de Jogos e Recreação da UFMG; Semana Acadêmica da Educação Física na UFV Campus Florestal; aula de Jogos e Recreação da Estácio BH; Curso Teórico e Prático pela Unincor Pará de Minas; Projeto Sombra e Água Fresca, I Encontro de Jogos e Brincadeiras do Isabela Hendrix; TCC na IFSUL Muzambinho. Em São Paulo, apresentação na FAJ JaguariúnaUNIBR São Vicente Metodista São Bernardo.

Em Portugal, Faro, trabalho acadêmico na Universidade do Algarve; trabalho inscrito no I Congresso Líbero Americano sobre Desporto, Educação, Atividade Física e Saúde, pela Universidade Lugosófica, em Lisboa. No Rio de Janeiro, inserção no III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos, na UFF Niterói, o que gerou um artigo científico sobre o esporte.


CAPACITAÇÃO, OFICINAS E TREINAMENTOS

A Qualificação Técnica no Programa Minas Olímpica Geração Esporte foi um divisor de águas, pois possibilitou a inserção do jogo em 100 municípios, com o treinamento de 200 profissionais de educação física. O novo esporte faz parte do Programa Segundo Tempo de Betim, Contagem e Belo Horizonte, bem como do Programa Esporte em Foco, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Caeté.

O Tapembol é um esporte da escola, tendo relação entre esporte e escola, trazendo o esporte e inlusão na escola como preceito para a sua prática.

O Tapembol é um esporte escolar com ampla aceitação nas aulas de educação física. O esporte no contexto escolar traz o Tapembol como experiência positiva entre os alunos.


O TAPEMBOL NA MÍDIA

O Tapembol foi apresentado na Globo – Como Será?, na Record Minas e Record São Paulo, Band Minas, PUC TV, UESB TV da Bahia, na TV Cultura de Itabira, Minas Gerais e TV Interior, no Rio de Janeiro. A Revista Educação Física do CONFEF produziu matéria especial em março de 2016 sobre a origem e seus fundamentos. Apresentado em intercâmbio acadêmico pelos alunos do Colégio Padre Eustáquio, de Belo Horizonte, o Tapembol foi ensinado no St. Michael Catholic, em Ontario, no Canadá, para os estudantes Canadenses.  


O CRIADOR DO TAPEMBOL

Marco Aurélio Cândido Rocha é Profissional de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo, nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais e trabalha com Educação Física Escolar e esportes na cidade de Caeté, onde criou o Tapembol.

“O Tapembol é um transformador de vidas, quer seja dentro da quadra ou fora dela. Quem pratica o Tapembol pela primeira vez, se sente parte, fluindo junto aos atores do jogo.”

Professor Marco Aurélio

A HISTÓRIA POR TRÁS DA EXPERIÊNCIA