RESUMO DO ARTIGO
O estudo investigou a percepção de acadêmicos de Educação Física quanto à modalidade Tapembol e seus aspectos históricos. Buscaram-se informações sobre o Tapembol em algumas bases de dados e identificaram-se poucos estudos científicos relacionados à temática. A amostra foi composta por 22 acadêmicos e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário sobre a percepção dos mesmos a
respeito da modalidade pesquisada. Os resultados indicam que os estudantes conhecem pouco sobre a modalidade, sua historicidade e características. O Tapembol na universidade ainda é uma modalidade em expansão e que há necessidade de realização de mais estudos
para difundir e se conhecer mais sobre este esporte em nível local e nacional.
COLETIVO DE AUTORES
O Artigo para a Revista 124+Cuadernos foi realizado por Profissionais de Educação Física do Estado do Amapá, docentes da Universidade Federal do Paraná.
Alisson Vieira Costa
Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília (UNB)
Instituição: Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Endereço: Rodovia Juscelino Kubitscheck, km 02, Jardim Marco Zero,
Macapá – AP, CEP: 68903-419
E-mail: alisson@unifap.br
Marcela Fabiani Silva Dias
Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Instituição: Grupo Madre Tereza (GMT)
Endereço: Rua Ubaldo Figueira, 1777, Nova Brasília, Santana – AP
CEP: 68925-000
E-mail: marceladiazunifap@gmail.com
Carlos Wagner Ferreira Farias
Mestre em Ciências da Saúde Instituição: Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)Endereço: Rodovia Juscelino Kubitscheck, km 02, Jardim Marco Zero,Macapá – AP, CEP: 68903-419E-mail: carloswagnerfarias@gmail.com
Ronédia Monteiro Bosque
Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP)Instituição: Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)Endereço: Rodovia Juscelino Kubitscheck, km 02, Jardim Marco Zero, Macapá – AP, CEP: 68903-419E-mail: ronedia@unifap.br
O ARTIGO NA ÍNTEGRA
O Artigo foi publicado em fevereiro de 2024, em Português do Brasil, com tradução para Espanhol e Inglês.
Veja o Artigo na íntegra.
Nossos agradecimentos aos Profissionais que dedicaram momentos de saber para explorar o Tapembol e suas possibilidades no meio acadêmico.