História

UMA IDEIA.
UMA QUADRA.
UMA BOLA.

O INÍCIO DE TUDO

UM ESPORTE MOVIDO A VÁRIAS MÃOS

A história por trás do esporte para todos!

O Tapembol foi criado em 27 de julho de 2007, na cidade de Caeté, Minas Gerais, pelo Professor de Educação Física Marco Aurélio Cândido Rocha.

Quadra de terra do CEW PROMOVE em Caeté.

uma EXPERIÊNCIA
INCRÍVEL

CEW PROMOVE, O INÍCIO DE TUDO

O esporte surgiu através de experiências com os alunos nas aulas de Educação Física do Colégio CEW PROMOVE, o Centro Educacional Washington de Paula e Silva. Os primeiros toques na bola aconteceram em uma roda de “Peruzinho”, conhecido em outras regiões como “Bobinho”.

Marco Aurélio é Provisionado em Educação Física, Licenciado em Educação Física Escolar e Especialista em Treinamento Desportivo, regular no Conselho Regional de Educação Física pelo registro CREF6 04651G/MG.

VOCÊ SABIA?

FATOS DA HISTÓRIA

A PRIMEIRA BOLA OFICIAL

Produzida pela Fábrica de Bolas Musa, em Caeté, as primeiras bolas eram feitas em E.V.A matrizado e a diferenciação dos tipos vinham em peso, logomarca e tiras de diferentes cores em seu corpo.

O SIGNIFICADO DA LOGOMARCA

Uma mão aberta e uma bola em movimento.
A palavra “Tapembol” vem da expressão “tapa em bola”, “tapa na bola”.
A cor amarela foi escolhida pela visibilidade da bola em quadra.
A logomarca é registrada e reconhecida pelo INPI.

O TAPEMBOL FORA DA ESCOLA

O primeiro jogo fora do CEW PROMOVE aconteceu em uma base/moradia da Aeronáutica em Caeté. Na oportunidade puderam praticar alunos da escola e colegas convidados de outros bairros, incluindo adultos.

O INÍCIO DE TUDO

A experiência com o Tapembol e as regras principais foram construídas em uma quadra de terra rodeada de muito verde e animais silvestres.
Esta adversidade possibilitou a sua existência.

O PRIMEIRO TIME

Criado pelo pai da Annelise, o Claudimyr, que conheceu o Tapembol no Projeto Escola Aberta. Adepto frequente e entusiasta do esporte junto a sua filha, para a participação em sua primeira competição deu nome ao time, confeccionou uniforme e não parou mais.

PROJETO SOCIAL

O Tapembol entrou como Projeto Social aos finais de semana, tendo uma média de 40 a 60 crianças e adolescentes participantes. As atividades eram feitas no Ginásio Poliesportivo de Caeté.

A SEGUNDA CIDADE A TER O TAPEMBOL

Através do Professor Aderson Almeida, Jaboticatubas foi a primeira cidade depois de Caeté a conhecer o Tapembol.

A experiência foi levada pelo Professor Aderson em suas aulas de educação física em Jaboticatubas e depois para Lagoa Santa. 

O SEGUNDO ESTADO BRASILEIRO

Através do Projeto Sombra & Água Fresca, do Instituto Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte, o então graduando em educação Física Marcelo Mansoldo, integrante da caravana, levou o Tapembol como experiência no Projeto. Marcelo ensinou o esporte para os colegas e para os alunos.

O TAPEMBOL INTERNACIONAL

O Intercâmbio Brasil x Canadá feito em 2017 entre o Colégio Padre Eustáquio de Belo Horizonte e o St. Michaels College de Stratford do Canadá, mostrou o Tapembol como Cultura Esportiva do Brasil através do Professor Mestre em Educação Física e Recreação Luiz Roberto Menezes, o Didiu.

A PRIMEIRA REPORTAGEM

O Tapembol foi televisionado pela primeira vez no Programa Esportes Gerais, da PUC TV, em Outubro de 2014.
A matéria foi gravada no Colégio Claretiano BH, em Belo Horizonte e contou com a participação de alunos da Escola e parceiros de Caeté e Jaboticatubas.

LINHA DO

UMA EXPERIÊNCIA PARA A VIDA TODA

"Não sei ao certo qual é a minha missão na terra, mas fazer o bem através do Tapembol, é uma delas".
Marco Aurélio Cândido Rocha
Professor

seja um tapem! ajude contar a nossa história!

CONHEÇA CAETÉ

Caeté é um município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, no Brasil. De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 40 750 habitantes. É neste município que se encontra a Serra da Piedade. (Wikipédia)

DADOS

LOCALIZAÇÃO

Elevação: 945 m
Área: 541,1 km²
População: 43.036 (2013)
Hotéis: 3 estrelas por uma média de R$ 157. Ver hotéis
Fundação: 14 de fevereiro de 1714