UMA IDEIA.
UMA QUADRA.
UMA BOLA.
O INÍCIO DE TUDO
UM ESPORTE MOVIDO A VÁRIAS MÃOS
A história por trás do esporte para todos!
O Tapembol foi criado em 27 de julho de 2007, na cidade de Caeté, Minas Gerais, pelo Professor de Educação Física Marco Aurélio Cândido Rocha.

uma EXPERIÊNCIA
INCRÍVEL
CEW PROMOVE, O INÍCIO DE TUDO

UMA IDEIA QUE DEU CERTO – O esporte surgiu através de experiências com os alunos nas aulas de Educação Física do Colégio CEW PROMOVE, o Centro Educacional Washington de Paula e Silva. Os primeiros toques na bola aconteceram em uma roda de “Peruzinho”, conhecido em outras regiões como “Bobinho”.

Marco Aurélio Cândido Rocha é Provisionado em Educação Física, Licenciado em Educação Física Escolar e Especialista em Treinamento Desportivo, regular no Conselho Regional de Educação Física pelo registro CREF6 04651G/MG.
VOCÊ SABIA?
FATOS DA HISTÓRIA

A origem do nome tapembol
A palavra Tapembol se originou da expressão “tapa na bola”, sendo definido popularmente como um jogo onde se dá “tapas em uma bola” para fazer o gol. A junção das palavras “tapas+em+uma+bola” facilitaram a pronúncia, sendo diagramado pelo Professor Marco Aurélio em partes, até se obter o nome que conhecemos hoje. O nome retirado do termo TAPasEMumaBOLa foi apresentado aos alunos, professores e para pessoas próximas, que gostaram imediatamente da pronúncia, aclamando o nome do esporte como é conhecido até hoje.
A PRIMEIRA BOLA OFICIAL
Produzida pela Fábrica de Bolas Musa, em Caeté, as primeiras bolas eram feitas em E.V.A matrizado e a diferenciação dos tipos vinham em peso, logomarca e tiras de diferentes cores em seu corpo.
O SIGNIFICADO DA LOGOMARCA
Uma mão aberta e uma bola em movimento.
A palavra “Tapembol” é reconhecida pelo INPI.
A cor amarela foi escolhida pela visibilidade da bola em quadra.
A logomarca é registrada e reconhecida pelo INPI.
O INÍCIO DE TUDO
A experiência com o Tapembol e as regras principais foram construídas em uma quadra de terra rodeada de muito verde e animais silvestres.
Esta adversidade possibilitou a sua existência.
O TAPEMBOL FORA DA ESCOLA
O primeiro jogo fora do CEW PROMOVE aconteceu em uma base/moradia da Aeronáutica em Caeté. Na oportunidade puderam praticar alunos da escola e colegas convidados de outros bairros, incluindo adultos.
O PRIMEIRO TIME OFICIAL
Criado pelo pai da Annelise, o Claudimyr, que conheceu o Tapembol no Projeto Escola Aberta. Adepto frequente e entusiasta do esporte junto a sua filha, para a participação em sua primeira competição deu nome ao time, confeccionou uniforme e não parou mais.
PROJETO SOCIAL
O Tapembol entrou como Projeto Social aos finais de semana, tendo uma média de 40 a 60 crianças e adolescentes participantes. As atividades eram feitas no Ginásio Poliesportivo de Caeté.
A SEGUNDA CIDADE A TER O TAPEMBOL
Através do Professor Aderson Almeida, Jaboticatubas foi a primeira cidade depois de Caeté a conhecer o Tapembol.
A experiência foi levada pelo Professor Aderson em suas aulas de educação física em Jaboticatubas e depois para Lagoa Santa.
O SEGUNDO ESTADO BRASILEIRO
Através do Projeto Sombra & Água Fresca, do Instituto Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte, o então graduando em educação Física Marcelo Mansoldo, integrante da caravana, levou o Tapembol como experiência no Projeto. Marcelo ensinou o esporte para os colegas e para os alunos.

A PRIMEIRA COMPETIÇÃO
O 1º TORNEIO CAETÉ DE TAPEMBOL aconteceu no ano de 2008, dividido em duas etapas, sendo a ETAPA CLASSIFICATÓRIA no Ginásio Poliesportivo de Caeté e a ETAPA FINAL no Clube UNSP.

O TAPEMBOL INTERNACIONAL
O Intercâmbio Brasil x Canadá feito em 2017 entre o Colégio Padre Eustáquio de Belo Horizonte e o St. Michaels College de Stratford do Canadá, mostrou o Tapembol como Cultura Esportiva do Brasil através do Professor Mestre em Educação Física e Recreação Luiz Roberto Menezes, o Didiu.
A PRIMEIRA REPORTAGEM
O Tapembol foi televisionado pela primeira vez no Programa Esportes Gerais, da PUC TV, em Outubro de 2014.
A matéria foi gravada no Colégio Claretiano BH, em Belo Horizonte e contou com a participação de alunos da Escola e parceiros de Caeté e Jaboticatubas.



UMA EXPERIÊNCIA PARA A VIDA TODA

seja um tapem! ajude contar a nossa história!
CONHEÇA CAETÉ


Caeté é um município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, no Brasil. De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 40 750 habitantes. É neste município que se encontra a Serra da Piedade. (Wikipédia)