O Encontro aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2019 na UNIBRASIL – CENTRO UNIVERSITÁRIO, onde Professores e Graduandos em Educação Física de vários estados brasileiros fizeram uma imersão de três dias no mundo do Tapembol.

Os participantes aprenderam as regras no Congresso Técnico e na Prática, o Workshop de Tapembol com o treino dos fundamentos do jogo, o lançamento do Tapembol Brincante com os jogos recreativos e pré-desportivos, participando do Circuito Paranaense de Tapembol e da apresentação do TAPEMROLLER, o Tapembol jogado sobre patins!

23 DE MAIO

CONGRESSO TÉCNICO

A abertura oficial do Encontro começou com a teoria sobre as regras do Tapembol, aplicadas pelo Professor Marco Aurélio Cândido Rocha, criador da modalidade.

FITAPEM

Apresentação da Logomarca da FITAPEM - Federação Internacional de Tapembol e nomeação simbólica de membros, com representantes da Bahia, Paraná, Pernambuco, Brasília, Fortaleza, São Paulo, Santa Catarrina e Minas Gerais.

MOSTRA DE TRABALHOS

Os representantes de Pernambuco mostraram a trajetória do Tapembol no Estado e os representantes da Bahia, do IFBA Campus Jacobina, apresentaram a inserção e evolução do Tapembol no I Campeonato IFBA de Tapembol.

Professor Izauro Garcia, de Pernambuco...
Professora Isis Moreira e os alunos do IFBA...

WORKSHOP DE TAPEMBOL

Os participantes do Encontro passaram pela iniciação, recreação, módulos de treinamento, tour pela quadra e participaram do jogo para aprendizado de como ensinar o Tapembol na escola.

24 DE MAIO

WORKSHOP DE FUTSAC

Dentro da Programação, a modalidade esportiva FUTSAC, criada pelo Professor Curitibano Marcos Juliano, foi apresentada em forma de Workshop para os participantes do Encontro, que ficaram impressionados em conhecer mais este incrível esporte de criação nacional.

TAPEMBOL BRINCANTE

Atividades recreativas e pré-desportivas foram apresentadas como ferramentas para trabalhar o Tapembol de forma descontraída. Tapem da Velha, Mini-Tapem, Tapem Dupla, Derruba Tapem, Ameba Tapem, dentre outras atividades.

Tapem da Velha: Atividade baseada no tradicional Jogo da Velha.

25 DE MAIO

CIRCUITO PARANAENSE DE TAPEMBOL

Competição realizada para evidenciar o aprendizado do Tapembol no Encontro Nacional de Tapembol. Equipes participantes: TAPEMNINA, TAPEMBUCO, TAPEMPOWERS e BAINATAPEM.

Da esq. para dir: TapemNina, Tapembuco, TapemPowers e BaianaTapem.
TapemBuco: Campeão
TapemPowers: Vice-Campeão

o TAPEMROLLER

Os Professores Enéas e Jô realizaram partidas com as crianças e com os adultos, demonstrando a grande capacidade de todos em desenvolverem o Tapembol sobre rodas. Foi sensacional!

EU

Nossa eterna gratidão à Professora Bárbara, Thais e Camile pelo apoio incondicional ao Tapembol e ao Encontro Nacional. Pessoas fundamentais!

Bárbara, Thaís, Marco Aurélio e Camile.

ENCANTAMENTO

ESSE É O SENTIMENTO...

Quando você acredita além das expectativas, não poderia ter outro resultado que não fosse o sucesso!!!
Marco Aurélio Cândido Rocha
Criador do Tapembol

4 COMENTÁRIOS

  1. O Tapembol é super importante para inclusão,como também para participação de todos independente de sexo, altura, cor ou etnia . é na verdade um esporte para todos!
    Aqui em Paudalho já realizamos festivais e torneio.

Deixe um comentário sobre o Tapembol