APRESENTAÇÃO

Professora Marcela Suman, juntamente com os seus alunos do projeto SESI – Atleta do Futuro, de Águas de Lindóia, estiveram na PUC CAMPINAS para apresentar o Tapembol para os alunos do 1°e 3° períodos do curso de Educação Física.

O convite partiu da Professora Ana Cláudia, com a orientação de que o Tapembol fosse trabalhado em conjunto com alguns outros temas: inclusão, jogos cooperativos e temas tranversais.

Os alunos do projeto SESI foram orientados pela professora Marcela para realizar a apresentação teórica e prática deste trabalho.

O primeiro momento foi a apresentação prática do Tapembol. Na sequencia, a participação dos alunos da FaEFi na aula prática. Os trabalhos continuaram com atividades pré desportivas, utilizando a bola de Tapembol com as brincadeiras: Queimada tapem; 1, 2, 3 tapem e Passa 10 tapem. Para finalizar, os alunos fizeram uma apresentação teórica, relacionando o Tapembol com os temas propostos pela professora da Universidade.

OFICINA E JOGOS

No último dia 04 de novembro de 2015, a professora de Educação Física Marcela Suman realizou a 1ª Oficina de Tapembol na Semana do Bacharelado, na Pontifícia Universidade Católica de acampinas. A Oficina contou com a presença dos alunos do 1° ao 4° ano da FaEFi.

Na abertura, a professora Marcela falou sobre a história e as regras do jogo, seguindo para a parte prática, onde os alunos da Escola Municipal Dr. Geraldo Mantovani se dividiram em duplas, auxiliando no aprendizado dos graduandos.

Após alguns exercícios com a bola, o time da escola realizou um “jogo demonstrativo” enquanto os alunos da faculdade faziam as inscrições para a realização do I Campeonato Interno de TAPEMBOL da PUCC.

A competição contou com a participação de quatro times.

PIBID

Relato dos Bolsistas:

“No Programa Institucional de Bolsa a Iniciação a Docências (PIBID), nós bolsistas levamos o Tapembol no dia 10 de Novembro de 2015, para os alunos da E. E. Prof°. Aníbal de Freitas, para conhecer e vivenciar essa nova modalidade esportiva, no qual chamamos de jogo emergente.

No início da oficina, fizemos uma roda inicial ou uma introdução em uma dinâmica de leitura sobre o Tapembol, apresentamos a eles: o primeiro contato; os jogos lúdicos, como: “Queimada Tapem”, “Passa 10 Tapem” e “1, 2, 3 Tapem”; o Tapembol – um jogo de todos; Saúde Mental; Saúde Física; Depoimentos de um grupo de alunos; Pluralidade Cultural; Ética; Capacidades Físicas trabalhadas no Tapembol (Resistência, Força; Velocidade, Flexibilidade, Agilidade e Coordenação motora).

No meio da oficina, fizemos o desenvolvimento ou principal, a primeira parte foi vivenciar os jogos pré-desportivos, como citado acima e a segunda parte foi a realização e apresentação do jogo oficial (esporte em si).

No final da oficina, fizemos uma roda final ou uma conclusão das atividades anteriores, colocando pontos positivos e negativos dos alunos e dos bolsistas”.

Breve Resumo

Por meio das atividades: Pré-Desportivo e Jogo oficial do Tapembol: um jogo de todos, foram trabalhados valores de trabalho em equipe, amizade, respeito e cooperação. Houve participação dos alunos nas atividades propostas influenciando-os na relação das regras e entre eles, assim não trazendo pontos negativos.

Objetivo Geral:

  • Estimular nos alunos o espírito de cooperação, alteridade e ética, ganhar com o outro, trabalhar em equipe.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver o espírito de amizade, boa convivência, respeito as regras e aos outros;
  • Melhorar a autoestima, promover a inclusão e vivenciar a dificuldade do outro.

Deixe um comentário sobre o Tapembol