PROJETO AÇAÍ

Conheça a história da Professora de Educação Física e dos índios de Rondônia que agora praticam o Tapembol nas aldeias.

Acompanhe o relato da Professora Mara:

O Tapembol foi apresentado como conteúdo no VII módulo do curso de formação para professores indígenas.

O Projeto Açaí é um curso de formação em magistério para que essa população indígena passe a ocupar a função de professor dentro das aldeias.

Na disciplina ministrada por mim, Professora de Educação Física Mara Alves, foi apresentado de forma teórica e prática o Tapembol.

Os 88 alunos indígenas de mais de 40 etnias como Kaxarari, Gaviões, Papagaio, Ianomã, Purobora, dentre outras, tiveram a oportunidade de conhecer e praticar o Tapembol.

Foi uma experiência extraordinária, tendo em vista que a maioria deles só conheciam o futebol. De imediato houve uma grande aceitação da modalidade por parte deles, tendo em vista a facilidade do jogo e inclusão de todos.

No próximo ano estaremos trabalhando os 3 últimos módulos e já está previsto um torneio de Tapembol entre os alunos do curso. Alguns alunos já estarão desenvolvendo o Tapembol em suas aldeias como recreação para comunidade.

Eu estarei fazendo o acompanhamento das atividades e orientando os mesmos para que cada vez mais o Tapembol seja difundido nas comunidades indígenas.

Vale ressaltar que tivemos muito relatos relevantes onde diziam assim: “Essa modalidade é muito bacana e agora Eu posso participar do jogo. No futebol eu sempre ficava só assistindo.” Relato de uma índia Kaxarari.”

"Eu que estou muito grata por poder estar difundindo essa modalidade tão maravilhosa e saber que nossos alunos adoraram o jogo e logo estarão praticando em suas aldeias. São várias etnias aqui envolvidas no projeto e sem exceção, todos gostaram muito. assei vídeo onde Vc fala da modalidade, vídeo do jogo e depois fomos a prática".
Mara Alves
Professora de Educação Física

Deixe um comentário sobre o Tapembol