Professor Matheus Reginato e seus alunos na prática do Tapembol.


Educação em Santa Maria da Serra entre as melhores do Brasil

Santa Maria da Serra – SP -28/01/2015

A rede municipal teve pontuação acima da média nacional no IDEB.

A educação em Santa Maria da Serra está crescendo junto com nossas crianças! Nos últimos anos a prefeitura tem investido na infraestrutura da educação, no professor e principalmente no aluno. A educação foi ampliada e hoje além do primário, a rede municipal atende até a 5ª série do ensino fundamental. Uma conquista para a cidade!

Buscando excelência na educação, no ano de 2009 a Prefeitura realizou na EMEI “Dona Zina Saviolo Cury” o Primeiro Congresso Técnico da Educação, afim de ampliar o ensino na unidade que até então atendia apenas com o Jardim 1, Jardim 2 e Pré. Na oportunidade foi visualizado que além de ampliar a oferta de vagas, a escola precisava de novo mobiliário, ampliação das salas de aula e merecia também sistema de ensino apostilado, kit material escolar para os alunos e novas modalidades de ensino. Isso já se tornou realidade!

Ano a ano as séries foram sendo ampliadas e já em 2013 a grande meta foi alcançada, quando a EMEI “Dona Zina Saviolo Cury” oferecia ensino até o 5º ano, completando o chamado Ensino Fundamental Ciclo 1. Para isso houve investimento também nos professores, que passaram a receber nos últimos anos cursos e palestras de treinamentos para ensinar cada vez mais e melhor! Outra conquista que veio para somar foi o sistema apostilado COC. A dinâmica nas salas de aula passou a ser mais interessante para os alunos e eficiente no aprendizado. Afim de garantir qualidade extrema na educação, a cidade aderiu ao sistema ANA  (Avaliação Nacional da Alfabetização) e também ao PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa) que tem como meta que toda criança saiba ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas básicas até a 3º ano do ensino fundamental. Outro incentivo dado ao aluno pela prefeitura é o kit material escolar que vem sendo distribuído todos os anos, contendo massinha, caderno brochura, lápis, giz, dicionário, cola, borracha, apontador, caderno de desenho, caderno caligrafia, régua, lápis de cor, canetinha, bolsinha de lápis, pasta com elástico, garrafa de água, sulfite, cartolina, EVA, estêncil, tesoura, caneta azul e vermelha e caderno espiral.

Com isso novas modalidades de ensino também foram implantadas. Hoje os alunos contam com aulas de música, língua inglesa, artes e educação física, com professor especializado. “Tapembol” por exemplo, é uma nova modalidade esportiva que visa a integração entre as crianças, podendo ser praticado por todos os alunos, inclusive aqueles que portem algum tipo de deficiência física. O método fônico foi outra grande iniciativa da educação em Santa Maria da Serra, onde alunos que apresentam algum tipo de dificuldade no aprendizado recebem reforço escolar por um método diferente, que considera o princípio dos sons. Hoje os alunos são avaliados individualmente e aqueles que apresentam qualquer dificuldade no aprendizado recebem reforço escolar. Ainda nas dependências da escola, acontece o PEC (Programa Espaço da Criança) onde são realizadas recreações educativas com 164 crianças. Mesmo com tantas disciplinas, ainda são oferecidos as crianças diversas atividades extraclasse, entre eles: Projeto Jovens Escritores, Cursinho do “Proerd” junto a Polícia Militar, Projeto Cidadania e Meio ambiente e Olimpíadas de Matemática, providos pela escola.

Haja energia para aprender tanto! Por isso, a merenda também foi reforçada com mais variedade no cardápio, elaborado por uma nutricionista. Com apoio da Cozinha Piloto e da Padaria Piloto da prefeitura, são oferecidos à todas as escolas da cidade mais de 1.500 refeições todos os dias, além de pães para o café da manhã, afinal, criança bem alimentada aprende mais!

Desde 2009 o número de alunos cresceu de 210 pra 686. Mais que triplicou! Para receber mais alunos, as salas foram ampliadas. Entre os anos de 2012 e 2013, quatro novas salas foram construídas. Já em 2014 mais quatro salas começaram a ser construídas e estão quase prontas! Assim, a escola cresce junto com o aluno! O número de professores também aumentou, de 19 para 50, formando um grande time a favor da educação! Para transportar os alunos que residem na zona rural foram entregues à população 4 novos micro-ônibus e 1 novo ônibus adaptado, capaz de transportar adequadamente os cadeirantes.

Além do ensino fundamental ciclo 1, a Prefeitura de Santa Maria investe também no ensino de outros níveis. Atualmente com aulas noturnas, o EJA (Ensino de Jovens e Adultos), atende cerca de 25 pessoas que buscam a alfabetização na fase adulta. Para o ensino médio a prefeitura viabilizou em parceria com o Governo do Estado a construção da Escola Estadual “Frei Fernando Maria Fachini”, além de facilitar o transporte para quem almeja cursos técnicos e livres ou faculdades em outras cidades. Para quem não pensa em viajar, já é possível alcançar o nível superior na própria cidade, pois a sede da EMEI “Dona Zina Saviolo Cury” serve de sala de aula aos finais de semana para cursos de graduação presencial, mais uma grande parceria da Prefeitura com faculdades da região!

Enfim, o resultado desse esforço grandioso já está aparecendo! No último resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) os alunos da rede municipal de Santa Maria da Serra superaram a meta dada a todo Brasil de 4,5 e alcançaram a pontuação de 5,4 em uma escala que vai no máximo até 6 pontos! Soma-se a esse índice a aprovação dos pais, onde 98,5%  consideram a educação municipal adequada, segundo pesquisa realizada pela própria escola durante reuniões com os pais,  que estiveram mais presentes nas atividades, garantindo aumento de 85% para 98% de presença. É o que a administração da cidade está fazendo pelo futuro dos nossos cidadãos. Santa Maria da Serra indo além com a educação que tem.


Clique aqui e veja a matéria completa no site da Prefeitura Municipal de Santa Maria da Serra.

Deixe um comentário sobre o Tapembol