VOCÊ SABE O QUE É TAPEMBOL?

Comunicação Perfil

Os professores de Educação Física do Perfil Matheus Palinha e Adauto participaram de curso com o professor e fundador do tapembol, Marco Aurélio Cândido Rocha.

O curso foi realizado na Escola Municipal Coronel Fidélis.

Tapembol – O que é esse jogo?

O tapembol é um jogo criado no espaço escolar, de forma coletiva, cuja maneira de vivenciar se baseia inicialmente em dar tapas na bola entre os participantes, trocando passes até o objetivo do gol. Outro fator característico do jogo, é que os fundamentos permitem somente até dois toques por vez, limitando em um ou dois o contato com a bola antes que ela seja passada para outro companheiro, fazendo com que cada um precise de todos, tornando ilimitada a participação efetiva de seus componentes.

Clique e veja vídeo do esporte

Partindo do principio que as regras garantem e se faz necessária a participação efetiva de todos os jogadores, o jogo foi intitulado como “um jogo de todos”, devido sua aceitabilidade, inclusão e respeito às diferenças. Quando dizemos que é “um jogo de todos” é porque ele também pode ser da criança, do adolescente, do jovem, do adulto e de todos que tenham a vontade de praticar, não importando se é alto, magro, baixo ou gordo ou até mesmo que não tenha adquirido vivências de movimentações em outros esportes.

O jogo foi criado pelo Professor de Educação Física Marco Aurélio Cândido Rocha, enquanto professor de Educação Física Escolar, em uma turma onde eu tinha dificuldades para difundir o esporte e hoje, pulou os muros da escola, possuindo adeptos em outras escolas de Caeté, bem como em cidades próximas como Belo Horizonte, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Diamantina e Viçosa, que viram no Tapembol uma nova possibilidade para oportunizar o conteúdo jogo no Ensino da Educação Física.

O Tapembol já esteve presente em Semanas Acadêmicas, Palestras e Seminários em cinco Universidades de Minas Gerais (FUMEC, UNIVERSO BH, UIT ITAÚNA, UFV FLORESTAL e UFMG) e na UFF, em Niterói, como experiências de expansão.

Deixe um comentário sobre o Tapembol