TCC na FAJ | SP

TCC na FAJ | SP

O Tapembol foi escolhido como Trabalho de Conclusão de Curso, na graduação de Educação Física pela Faculdade Jaguariúna, em São Paulo, pelos graduandos ALINE CRISTINA DA SILVACAIQUE GODOY ALVESROBERTA CRISTINA CÂNDIDO DE BRITO, com o tema: O TAPEMBOL COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

O trabalho conjunto abordou o Tapembol como novo esporte na escola, relacionando as inteligências múltiplas com as regras existentes no jogo.

Resumo:

"Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir o TAPEMBOL, jogo criado em 2007, que tem como objetivo  transformar  vários aspectos físicos e também  desenvolver as inteligências múltiplas dos participantes presentes no jogo. Entendendo que os jogos são conteúdos interessantes e de grande importância para serem incorporados no cronograma do professor, o presente artigo apresenta as regras básicas para o decorrer do jogo e também como o mesmo pode ser aplicado para todas as idades presentes na educação física escolar".

Conclusão: 

"Portanto, o TAPEMBOL com todas essas qualidades, passa a ser mais uma “ferramenta”, para os professores da área, ajudando no desenvolvimento da formação de cidadãos, na inclusão dos mais variados alunos que constituem ampla heterogeneidade na comunidade escola, além de poder ser praticado de forma recreativa e no tempo de lazer, pois é fácil de ser adaptado nos mais distintos espaços e situações".

 

Depoimento: 

"A decisão pela escolha do TAPEMBOL para ser o nosso tema do TCC foi  imediata, como dizem, "foi logo de cara... rsrsrsrs".
 
A decisão foi feita por mim e pela Roberta e não houve possibilidades de troca, ou seja, em nenhum momento passou pela nossa cabeça em desistir de pesquisar sobre o TAPEMBOL, mesmo sabendo que ele é algo novo e que seria um pouco difícil de elaborar um trabalho como o TCC relacionado a ele.

Conversamos com a nossa coordenadora Bia Passos sobre o nosso tema. Ela de imediato adorou a ideia e disse que tínhamos arrasado na escolha, pois ela já conhecia o TAPEMBOL através de nós mesmas e achou o jogo interessante.

Dias depois, um colega de classe chamado Caique, chamou a Roberta e a mim para conversarmos. Ele singelamente perguntou se poderia fazer o trabalho conosco e eu sem exitar disse que sim e logo em seguida disse que o nosso tema já havia sido escolhido e que não haveria possibilidade de troca, então eu disse: "você topa encarar essa com a gente"? Ele por sua vez aceitou. Eu sabia que ele ia aceitar, porque ele adora vivenciar coisas novas, principalmente coisas relacionadas com a nossa área da Educação Física Escolar. Desde então, tivemos várias conversas... a Roberta e eu apresentamos detalhadamente o jogo para ele, conversamos sobre com o que poderíamos relacionar o TAPEMBOL, tivemos várias ideias. Eis então que o nosso professor/orientador Daniel Zancha, deu a ideia de relacionarmos o TAPEMBOL com as Inteligências Múltiplas. Aceitamos a ideia e a partir daí surgiu um desafio novo: nenhum de nós três sabíamos o que eram essas tais de Inteligências, pois até então, em nenhuma disciplina aplicada na nossa graduação, nenhum professor falou sobre isso.

Então pesquisa daqui , dali, o nosso trabalho que parecia ser tão difícil de elaborar, se tornou prazeroso, porque queríamos entender mais sobre as Inteligências, cada vez que pesquisávamos , tudo se tornava interessante aos nossos  olhos e quando começamos a elaborar a parte principal que foi de relacionar o TAPEMBOL com as Inteligências, foi muito interessante, porque fomos descobrindo que já conhecíamos as Inteligências só que de outra forma, já havíamos vivenciado isso em nossos estágios e até mesmo nas aulas que aplicávamos na faculdade para os outros colegas, mais em nenhum momento sabíamos que tais ações realizadas pelos praticantes de qualquer jogo, de qualquer brincadeira, se baseava através das Inteligências.

Por ser um jogo de pouca vivência na educação física escolar, o nosso tema foi "O TAPEMBOL COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR".

Nossa ideia foi mostrar que o TAPEMBOL pode ser sim uma ferramenta para os professores da educação física escolar e que, além de proporcionar o desenvolvimento de algumas Inteligências Múltiplas, ele auxilia na aprendizagem de outras modalidades como o handebol e também no desenvolvimento do aspecto motor, afetivo e social.

"O TAPEMBOL É MAIS QUE UM JOGO, ELE É O JOGO!" (Aline Silva)

 

Galeria



Conteúdos relacionados


  • Parceiros

    • Bolas Musa
    • Jornal Opinião
    • Ah! eu vi
    • Andrade Tean
    • IEPS
  • Redes sociais e Aplicativo

    • Facebook
    • Twitter
    • Youtube
    • Facebook