TAPEMBOL, A HISTÓRIA ATÉ AQUI

O INÍCIO DE TUDO

Criado em 27 de julho de 2007, na cidade de Caeté, Minas Gerais, pelo Professor Marco Aurélio Cândido Rocha.

Tapembol se originou de uma brincadeira simples, a qual foi se adaptando, com regras e formas de jogar que primam pela participação de todos, independente do biotipo ou destreza em outros esportes. O esporte possuiu marca registrada, conferida pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, que garante a originalidade do nome “Tapembol” e de sua logomarca.

Foto: Colégio CEW PROMOVE onde o Tapembol teve início.

O TAPEMBOL POR AÍ

O Tapembol já está presente em todas as Regiões do Brasil, em quase todos os estados Brasileiros com competições em nível escolar, universitário e para adultos realizadas em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

O Tapembol foi inserido em diversas Universidades do Brasil e uma de Portugal. O ensino do esporte segue o país com Workshop’s em Minas Gerais, na FUMEC, Semana Acadêmica da UIT Itaúna; Palestras, Gincana, Torneio e Oficinas na Universidade Universo BH; participação na aula de Jogos e Recreação da UFMG; Semana Acadêmica da Educação Física na UFV Campus Florestal; aula de Jogos e Recreação da Estácio BH; Curso Teórico e Prático pela Unincor Pará de Minas; Projeto Sombra e Água Fresca, I Encontro de Jogos e Brincadeiras do Isabela Hendrix; TCC na IFSUL Muzambinho. Em São Paulo, apresentação na FAJ Jaguariúna; UNIBR São Vicente e Metodista São Bernardo.

Em Portugal, Faro, trabalho acadêmico na Universidade do Algarve; trabalho inscrito no I Congresso Líbero Americano sobre Desporto, Educação, Atividade Física e Saúde, pela Universidade Lugosófica, em Lisboa. No Rio de Janeiro, inserção no III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos, na UFF Niterói, o que gerou um artigo científico sobre o esporte.

CAPACITAÇÃO, OFICINAS, TREINAMENTOS

A Qualificação Técnica no Programa Minas Olímpica Geração Esporte foi um divisor de águas, pois possibilitou a inserção do jogo em 100 municípios, com o treinamento de 200 profissionais de educação física. O novo esporte faz parte do Programa Segundo Tempo de Betim, Contagem e Belo Horizonte, bem como do Programa Esporte em Foco, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Caeté.

O TAPEMBOL NA MÍDIA

O Tapembol foi apresentado na Globo – Como Será?, na Record Minas e Record São Paulo, Band Minas, PUC TV, UESB TV da Bahia, na TV Cultura de Itabira, Minas Gerais e TV Interior, no Rio de Janeiro. A Revista Educação Física do CONFEF produziu matéria especial em março de 2016 sobre a origem e seus fundamentos. Apresentado em intercâmbio acadêmico pelos alunos do Colégio Padre Eustáquio, de Belo Horizonte, o Tapembol foi ensinado no St. Michael Catholic, em Ontario, no Canadá, para os estudantes Canadenses.  

O PROFESSOR

Marco Aurélio Cândido Rocha é Profissional de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo, nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais e trabalha com Educação Física Escolar na cidade de Caeté, onde criou o Tapembol.

A história por trás da experiência

"O Tapembol é um transformador de vidas, quer seja dentro da quadra ou fora dela. Quem pratica o Tapembol pela primeira vez, se sente parte, fluindo junto aos atores do jogo."
MARCO AURÉLIO CÂNDIDO ROCHA
Professor de Educação Física

Compartilhe isso:

Curtir isso:

Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
%d blogueiros gostam disto: